em 29/03/2017 - 16:40

Dicas preciosas para ganhar mais tempo

A gente vive reclamando da falta de tempo e que quanto mais os anos passam mais os dias tendem a ficar curtos!





A quantidade de tarefas parece só aumentar e tempo para descansar que é bom só diminui! Afinal, como conciliar tantas atividades e ainda conseguir um tempo livre?

Separei 10 dicas que vão ajudar a responder essa pergunta na prática!!!

A ideia é que cada um aprenda a gerir o seu tempo! Bora?

 

Este post é sobre Organização Pessoal! E pretendo trazer muitas dicas de comportamento para melhorar cada vez mais a vida de vocês!  Vamos aprender a lidar com o tempo, guardar dinheiro, ter sucesso no trabalho, organizar a casa (com e sem filhos)!

Vamos aproveitar para trocar experiências e com isso crescer juntos! Espero que gostem! 

 

Dicas para ganhar mais tempo

 

1 – Deixe espaços livres na agenda

Agende seus compromissos com o maior espaço possível entre eles. Assim, caso ocorra um imprevisto ou um trabalho extra, você não se atrasa nem precisa adiar ou suspender o compromisso seguinte. Para quem trabalha muitas horas por dia, inclua na agenda um tempo para você.

 

2 – Crie uma lista com suas obrigações

Impossível guardar tudo na memória! No começo do dia crie a “Lista de Atenção”. Insira nela todos seus compromissos de maneira decrescente por prioridade. Assim que finalizar a obrigação assinale com um “ok” do lado. Tente fazer um de cada vez, comece e finalize e só depois passe para o compromisso seguinte, assim fica mais ágil e não se perde.

 

3 – Use o timer para agilizar o trabalho

Têm funções que são muito mecânicas e elas nos fazem dispersar rapidamente, principalmente se for no computador. Então marque no timer o tempo que você acredita que pode realizar aquela tarefa. É uma forma divertida de otimizar tempo e perfeita para quem é competitivo. Pode ir diminuindo cada vez mais o tempo.

 

4 – Inclua o “tempo de dispersão” em sua rotina

Se tem costume de se perder na internet, vale apostar no “tempo de dispersão”. É simples: inclua na sua “Lista da atenção” um tempo para você dar uma voltinha, pegar um café, olhar a internet. Entre um compromisso e outro é bom dar uma relaxada, isso evita que você perca o foco no meio da tarefa. Lembre-se de usar o timer (principalmente) nesse momento.

 

5 – Use os momentos de ócio a seu favor

Já que temos pouco tempo, não podemos perder nenhum minuto à toa! Por isso use aqueles momentos normalmente “perdidos” em trajetos de ida e volta para casa, durante as viagens, na espera de um atendimento, para seu desenvolvimento pessoal. Aposte em leituras, vídeos aula, ou ainda aproveite para fazer a lista do dia, rever a agenda ou email. Se precisa descansar aproveite para tirar um cochilo (isso se não for você quem estiver dirigindo rsrs).

 

6 – Mantenha o ambiente organizado e limpo

O ambiente ajuda muito para que as atividades fluam com mais facilidade. Deixe sempre tudo organizado, papeis e documentos que você usa sempre à mão, e procure trabalhar em um lugar limpo, pois acúmulo de sujeira ou bagunça pode acabar com a sua saúde e diminuir seu ânimo e afetar na produtividade.

 

7 – Aprenda a delegar trabalho

Aceitar que você não é a única pessoa que pode resolver um assunto pode ajudar bastante na otimização do seu tempo e da empresa ou casa. Aceite e peça ajuda sempre, passe a abrir mão das atividades que você costuma administrar. Verá que tudo é adaptável e todos podem aprender.

 

8 – Priorizar é a questão

Nunca tem tempo para fazer o que quer? Priorize! Se quer muito fazer uma atividade X, como ir à academia, por exemplo, estipule um horário para ela e o mantenha intransferível. Assim, as demais atividades deverão (e irão) se adequar a ela.

 

9 – Durma! Estar descansado é fundamental

Estar descansado vai diminuir o estresse e aumentará sua disposição. Dormir deve estar entre as prioridades sim! Sem uma boa noite de sono seu dia não será nada produtivo.

 

10 – Observe seus pontos fortes e fracos

Tenha noção de suas capacidades. Pegue um dia para observar de forma distanciada e sem julgamentos como você trabalha, como você mantém sua rotina. Coloque na balança como você faz e como você quer fazer. Isso lhe dará uma noção dos pontos em que tem que ajustar, o que deve ser priorizado, o que deve ser mantido como está e o que deve ser eliminado.

 

Dicas para ganhar mais tempo

Bom, agora é só arregaçar as manguinhas e colocar essas dicas em prática! Todos podemos aprender a gerir o tempo de modo a deixá-lo a nosso favor, seja no serviço ou em casa!

E lembrem-se: tudo é questão de priorizar e nunca se deixem por último, afinal, quem terá que ser útil e ter tempo é você mesmo!

 

 




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