em 26/03/2017 - 15:22

Você janta à mesa com sua família?

Cada família tem sua rotina, as crianças estudam, fazem tarefas, brincam, praticam esportes ou até mesmo trabalham.





Por outro lado, os pais e mães trabalham durante o dia, seja fora ou dentro do lar e quando a noite chega, parece que a energia já acabou e jantar à mesa em família se torna uma tarefa mais do que desafiadora.

A ideia de reunir a família na mesa de jantar parece ainda mais impossível quando celulares, netflix e video games competem pela atenção da família.

Porém, os jantares à mesa podem ser cruciais para o bem-estar dos filhos e pais a curto e longo prazo.  Jantar em família é uma excelente forma de EDUCAÇÃO! Se você soubesse que o desempenho do seu filho na escola e na vida pode melhorar e muito, por meio de jantares familiares na mesa, você faria um esforço extra?

 

Leia: Conheça 17 hábitos que mães muito felizes tem

 

Convidamos você e sua família a jantarem juntos e sem eletrônicos! Por quê?

Segundo uma professora de medicina da Harward  (Anne Fishel), 20 anos de estudos e pesquisas na América do Norte, Europa e Austrália, revelaram os benefícios do hábito de jantar juntos em família ao redor da mesa. Aqui citaremos alguns dos benefícios dos jantares em família:

 

  • Crianças pequenas aprendem um maior vocabulário, especialmente de palavras “raras” (aquelas que elas não estão acostumadas a ouvir no dia a dia). Aquelas crianças que jantavam com a famílias aprendiam 1000 palavras raras comparadas com 143 palavras aprendidas pelas crianças em que os pais somente liam histórias.
  • As crianças mais velhas têm um melhor desempenho na escola. O jantar na mesa pode prever o sucesso escolar das crianças até mais do que o tempo gasto fazendo lição de casa ou praticando esportes.
  • Adolescentes têm 7x mais chance de tirar notas altas na escola do que aqueles que comem juntos 2x/semana ou menos.
  • Crianças com esse hábito comem mais frutas, vegetais e menos “porcarias”.
  • Adolescentes têm menor propensão à obesidade quando adultos.
  • Crianças são menos ansiosas, quando compartilham desse momento em família.
  • Diversos estudos também revelaram que jantares em família no dia a dia, diminuem o risco de adolescentes se envolverem com drogas, cigarro, bebidas, atividade sexual e violência.
  • Diminui o risco de depressão e pensamentos suicidas nos adolescentes.
  • Melhor relacionamento entre pais e filhos.
  • Crianças e adolescentes mais otimistas no futuro.

 

Vale a pena o esforço de reunir a família para jantar?

A tarefa não é fácil. O segredo para que isto se torne uma rotina no lar é planejamento! Planejar um cardápio de refeições simples, a lista de compras de supermercado e marcar um horário, pode fazer toda a diferença! O tom da conversa também é crucial! Nesse momento os pais devem ser receptivos a ouvir e  também calorosos, sem querer controlar ou criticar.

Você acredita que sua família poderia se beneficiar dessa rotina? Vamos educar durante o jantar? Se sua famíla não tem esse hábito, experimente começá-lo!

 

Fique atento ao nosso próximo post com ideias de conversas durante o jantar.

 

Fonte:   http://theconversation.com/science-says-eat-with-your-kids-34573

 




Deixe seu comentário


Veja Também

Mais Lidas
Enquete
 Documento sem título


(66) 9604-6757
contato@conexaosorriso.com.br