em 24/03/2017 - 12:14

Tabela de Tarefas: saiba como começar uma com seu filho

As tabelas de tarefas são uma ótima maneira de ajudar as crianças a desenvolverem disciplina, responsabilidade e até mesmo auto-estima.





As tabelas de tarefas também proporcionam uma fonte de motivação para que as crianças ajudem no lar e sejam mais cooperativas.

 

Seguem cinco dicas que podem lhe ajudar na hora de implementar uma tabela de tarefas com seus filhos:

Cinco dicas para começar tabela de tarefas

1. Deixe que seu filho participe. Faça com que a criança se sinta responsável pela tabela de tarefas. Para facilitar a participação do seus filhos e ajudá-los a decidir quais tarefas colocar na tabela, faça perguntas do tipo:

– Quais são algumas das tarefas que devem ser feitas todos os dias? (Dê exemplos, se necessário: escovar os dentes, fazer a cama, comer frutas e verduras, fazer o dever de casa, etc.)

– Quem vai marcar a tabela de tarefas? Você ou eu?

– Como vamos marcar a tabela? Vamos colocar uma figurinha, ou desenhar uma carinha feliz?

– A que horas do dia podemos marcar a tabela? O que você acha depois do jantar?

– Onde podemos colocar a tabela? Na cozinha ou no seu quarto?

 

2. Decidam juntos as possíveis recompensas. Lembre que recompensas não precisam ser caras. Alguns exemplos de recompensas baratas são: ir ao parque, assistir um filme, comer um sorvete, jogar 15 minutos de vídeo game, etc.

É importante lembrar que há uma diferença entre dar uma recompensa e “comprar uma criança”. As recompensas são um “prêmio” dado a alguém em retribuição a seu bom comportamento. Recompensas incentivam o bom comportamento, já “comprar uma criança” incentiva e premia o mal comportamento.

 

3. Estabeleça um sistema de contagem. Para que a tabela de tarefas seja mais divertida, decida quantas figurinhas ou quantas carinhas felizes o seu filho precisa ter para ganhar a recompensa. Por exemplo:

7 figurinhas/ carinhas felizes= 1 real.
12 figurinhas/ carinhas felizes=10 minutos de video game.
25 figurinhas/carinhas felizes = ganhar um brinquedinho.

 

4. Faça da tabela de tarefas algo divertido. Você e seu filho podem fazer uma dança engraçada ou aperto de mão criativo depois de marcar a tabela.

 

5. Lembre seu filho e seja consistente. A consistência é a chave para fazer com que as tabelas de tarefas funcionem. Nas primeiras semanas, talvez você e seu filho se esqueçam de marcar a tabela de tarefas e mesmo que isso aconteça continue tentando até que a tabela de tarefas se torne parte da rotina da sua família.

 

Compartilhe sua opinião e experiência com tabelas de tarefas.
Você já usou tabela de tarefas antes? Como foi?
Você tem uma dica para compartilhar?

 

Imprima a tabela abaixo e desde já sucesso!

Tabela de tarefas 1

Tabela de tarefas

 

 




Deixe seu comentário


Veja Também

Mais Lidas
Enquete
 Documento sem título


(66) 9604-6757
contato@conexaosorriso.com.br